Partner
 
Cinco áreas que irão dominar (ou serem dominadas) pela mobilidade
Autor Postado por MGITECH em 02-12-2014 11:30

blog_mgitech_imagem_22Acompanhar o dinamismo da inovação, e desfrutar de tanta oportunidades em mobilidade, tem sido um grande desafio ao mesmo tempo que se faz urgente.  

Smartphones e tablets fazem parte da rotina de profissionais de áreas diversas, sejam funcionários internos ou que atuam em campo. Com o uso, surgem os problemas e desafios para deixar tudo funcionando perfeitamente.

Clientes e parceiros de negócios também tendem a precisar de ajustes, recomendações e suporte, exigindo ainda mais de sua empresa ou de sua equipe.

É fato, portanto, que, para as empresas de telecomunicações, já é uma prioridade estratégica ampliar o suporte à mobilidade de todos esses públicos.

Esta prioridade já supera outras mais comuns do setor, como o gerenciamento de rede e a consolidação de equipamentos de operações, racionalizando ou consolidando os prestadores de serviços de telecom e de comunicações, e movendo aplicações de comunicação para a nuvem.

Sabe-se que as empresas tendem a intensificar os investimentos em uma série de produtos e serviços de mobilidade. No entanto, há cinco áreas que têm atraído, em particular, a maior parte do investimento, e a tendência é que assim se mantenham no próximo ano.

Os vendedores precisam se concentrar em soluções e modelos de engajamento que atendam às necessidades dos clientes.

1.   Consultorias empresarias

Seja para definir uma mobilidade formal para a empresa ou uma estratégia de BYOD (bring your own device, ou traga seu próprio dispositivo), incluindo os próprios dispositivos, aplicações, acesso a dados e provisionamento. Companhias tendem a precisar de ajuda na elaboração de políticas de conformidade e jurídicas relacionadas a mobilidade empresarial.

2.   Gestão de despesas de telecomunicações

Trata-se de uma das exigências de telecomunicações mais críticas para os CIOs em um curto prazo. As despesas na área são altas: estima-se que, na Ásia-Pacífico, 50% a 60% das organizações paguem o custo total de serviços de voz e dados para empresas suportadas por tablets e smartphones, Android ou iOS. Para as que utilizam BlackBerry, esse índice chega a quase 70%.

3.   Soluções de administração de dispositivos móveis

O objetivo é assegurar os dados por meio de uma administração centralizada de dispositivos e aplicativos. Soluções que podem também ser consideradas nesse panorama são as de prevenção de vazamento de dados e controle de acesso no dispositivo móvel ao e-mail corporativo.

4.   Pacotes de aplicações para colaboração móvel

Para facilitar a colaboração que ocorre a qualquer hora e em qualquer lugar, as empresas estão solicitando aplicações típicas para isso, como o Microsoft SharePoint/Lync e o Cisco WebEx, além de soluções sociais consideradas da “próxima geração”, como Yammer e Chatter.

5.   Lojas de aplicativos empresariais

Estima-se que o investimento em lojas para oferecer aplicativos próprios aumentará muito, devido ao fato das empresas quererem simplificar a oferta, o gerenciamento e as atualizações de aplicativos. Algumas companhias mais arrojadas já pensam em construir um mecanismo de recomendação inteligente na loja para aprimorar a descoberta de aplicativos.

Fornecedores de mobilidade empresarial não só precisam, como devem ficar de olho nesses setores. É essencial que desenvolvam o discernimento adequado para personalizar suas soluções na medida certa e conseguirem, assim, atender todas as necessidades de seus clientes.

 

tablet certo para sua empresa