Acelere a produtividade e amplie o ROI com Soluções Vestíveis de Realidade Assistida para a força industrial

Como empresas inteligentes do setor industrial podem desbloquear produtividade e segurança com Realidade Assistida

As indústrias estão realizando investimentos significativos na transformação digital e adotando cada vez mais tecnologias como Internet das Coisas (IoT), machine learning e cloud para compensar as interrupções causadas pela pandemia de COVID-19.

Muitas organizações, no entanto, deixaram de considerar a mudança nas atividades do dia a dia dos funcionários para maximizar a nova tecnologia de forma mais eficaz e capturar o ROI associado.

Boa parte dos trabalhadores industriais ainda estão usando “métodos antigos” de trabalho, como cartões escritos, pastas e manuais pesados e grandes para treinamento, e materiais de referência.

POR QUE OS PROGRAMAS DE TRABALHADORES CONECTADOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

0 %

Planejam atualizar sistemas desatualizados, mas os trabalhadores ainda estão usando “papel e caneta” para registrar seus dados

Embora o Gartner tenha descoberto que 47% das organizações aumentaram os investimentos em IoT apesar do impacto da COVID-19, ainda há uma parcela que utiliza "formas antigas" de trabalho, optando pelo uso de papéis e/ou sistemas antigos, por exemplo.

Os trabalhadores industriais usam esses materiais e tecnologia desatualizada para consultar instruções e esquemas, rastrear reparos de equipamentos e entrada de dados, entre outras tarefas. No entanto, é um processo demorado e as organizações vão descobrindo que os funcionários gastam muito tempo revisando informações e as inserindo nos sistemas de tecnologia, que não são suficientes para concluir as funções básicas de seu trabalho. Em outras palavras, eles têm menor “Wrench Time” - ou a porcentagem do tempo total disponível que os funcionários gastam executando esse trabalho, em vez de se dedicar a tarefas administrativas.

Como resultado, apesar dos avanços na automação, a produtividade em muitos setores industriais dos Estados Unidos está diminuindo. Além disso, a pandemia também foi um duro golpe para a indústria de manufatura, a qual a paralisação global causou uma queda na produção de 16,5% ano após ano. Isso devido às restrições à livre circulação, ao interrompimento das cadeias de abastecimento locais e globais, além de escritórios e fábricas funcionando com metade da capacidade e das preocupações crescentes sobre a continuidade e segurança do trabalhador remoto.

Mas esse não é o único problema que essas “velhas maneiras” podem criar. Materiais de referência física e dispositivos portáteis contribuem para problemas custosos de segurança. Eles reduzem a consciência situacional, exigem que os trabalhadores tirem as mãos do equipamento ou dos cintos de segurança durante o trabalho e muitas vezes são difíceis de usar ou configurar durante as atividades em campo.

COMO COLETAR INFORMAÇÕES DE FORMA ÁGIL

Embora a caneta e o papel possam ser bastante fáceis de usar, eles não permitem que as empresas reúnam o tipo de dados do trabalhador necessários para alimentar os programas analíticos e de inteligência de negócios para a transformação digital.

O que está claro é que o local de trabalho industrial evoluiu para uma nova fronteira digital, mas os trabalhadores industriais ainda estão presos à “maneira como sempre fizemos as coisas” em suas atividades principais.

Com a maioria das indústrias competindo agora em uma economia global, essas quedas de produtividade e questões de segurança estão impedindo as empresas de alcançarem a liderança do mercado global. Desse modo, encontrar a melhor maneira de concluir o treinamento ou revisar materiais e dados no local é compreensivelmente necessária.

A resposta está em “trabalhadores conectados” que usam computadores vestíveis de Realidade Assistida. No passado, os ganhos de produtividade muitas vezes ocorriam em detrimento da segurança ou vice-versa, mas os programas modernos para trabalhadores conectados utilizam a Realidade Assistida para desbloquear recursos que permitem ganhos de produtividade e segurança simultaneamente.

OS FATOS E A ROTATIVIDADE DA GERAÇÃO DO MILÊNIO CUSTA US $30,5 BILHÕES

Você provavelmente já viu manchetes que afirmam que a IA, a robótica e outras tecnologias estão assumindo o controle de depósitos, fábricas e empregos industriais. A realidade é que a maioria das tarefas concluídas por engenheiros, técnicos de serviço, gerentes de instalações e oficiais de saúde e segurança ambiental requerem um alto grau de habilidade que a tecnologia não pode replicar atualmente.

Mesmo a tecnologia mais avançada disponível hoje não pode consertar, ajustar ou avaliar visualmente um problema com a precisão e percepção que os humanos podem - o que significa que os próprios trabalhadores são a fonte mais crítica de ganhos de produtividade disponíveis para as empresas que estão digitalizando suas operações.

A maioria dos setores industriais enfrenta uma escassez de trabalhadores qualificados. Em uma época em que o desemprego despencou para apenas 6,1%, pessoas infelizes ou não engajadas têm menos probabilidade de permanecer em seus cargos. E, à medida que os trabalhadores industriais mais antigos envelhecem, essa lacuna está sendo preenchida com membros da geração do milênio e da geração Z, que preferem aprender por meios digitais e esperam que a tecnologia seja um aspecto central de seus empregos.

A Realidade Assistida apresenta uma oportunidade de atrair e reter esses trabalhadores nativos digitais e fornece as ferramentas de que precisam para serem mais produtivos.

Ao estender a transformação digital às suas equipes, as empresas podem desbloquear maior produtividade e segurança e, ao mesmo tempo, superar a lacuna de competências, mesmo em situações sem precedentes, como uma pandemia. Para fazer isso, no entanto, as iniciativas de transformação devem levar as ferramentas digitais ao ponto de uso dos trabalhadores e permitir que eles vejam as informações enquanto o trabalho está acontecendo ou no local. Esses programas permitem um ROI real nas tarefas principais nas quais os trabalhadores se concentram todos os dias. Nenhuma tecnologia é mais adequada para uso em ambientes industriais do que dispositivos vestíveis alimentados por Realidade Assistida.

COMO OS DISPOSITIVOS VESTÍVEIS AUMENTAM A PRODUTIVIDADE E A SEGURANÇA


As empresas industriais usam esses dispositivos robustos com recursos extensíveis para agilizar a entrega de informações aos trabalhadores, fazendo com que eles possam atuar com mais segurança e eficácia. Os equipamentos vestíveis “hands-free”, ou com mãos livres, preenchem a lacuna entre a transformação digital e as atividades diárias dos funcionários, já que podem ser presos a capacetes de segurança, são compatíveis com óculos e outros EPIs, além de utilizar micro visores de alta resolução que, efetivamente, colocam o que parece para o usuário uma tela de tablet Android de 7 polegadas dentro do campo de visão, como um painel pessoal que se pode olhar para baixo.

0 %

Da geração do milênio dizem que a tecnologia moderna é um elemento importante de seu local de trabalho.

0 %

Aspira trabalhar com tecnologia de ponta.

0 %

Da força de trabalho da geração do milênio nos Estados Unidos disseram que deixariam seus empregos devido a frustrações com a tecnologia.

COMO OS COMPUTADORES VESTÍVEIS AUMENTAM A PRODUTIVIDADE E A SEGURANÇA

O resultado dessas soluções para a experiência nas empresas é uma solução muito mais rápida, que reduz viagens aéreas dos funcionários, melhora o tempo de espera do cliente, aumenta a produção, diminui as taxas de erros e faz crescer a capacidade de carga de trabalho.

Os dispositivos vestíveis proporcionam intrinsecamente maior produtividade e segurança, fornecendo aos trabalhadores acesso às informações com as mãos livres e vídeos instrucionais navegados por voz. As equipes têm acesso imediato aos dados, manuais e esquemas de IoT, procedimentos de trabalho e segurança, e materiais de treinamento. Quando surgem problemas, os trabalhadores podem entrar em contato com um membro mais experiente e compartilhar o que estão vendo por meio de uma câmera inteligente frontal.

Em muitos setores, como mineração, petróleo e gás ou fabricação de produtos químicos, os processos que exigem que os funcionários retirem seus equipamentos para acessar os manuais ou materiais técnicos podem representar um alto nível de risco. Com isso, dispor de alternativas que forneçam as informações necessárias sem distração é fundamental para aumentar a segurança.

OS COMPUTADORES VESTÍVEIS HANDS-FREE PERMITEM QUE OS FUNCIONÁRIOS MAIS NOVOS APRENDAM MAIS RAPIDAMENTE E RESOLVAM DESAFIOS MAIS AVANÇADOS



Além dos ganhos em operação e tempo, os computadores vestíveis hands-free permitem que os funcionários mais novos aprendam mais rapidamente e resolvam desafios avançados no início de suas carreiras por meio do aprendizado no trabalho.

Um estudo da Iowa State University e da Boeing descobriu que os trabalhadores novatos capacitados com Realidade Assistida baseada em tablet, podem completar uma ampla gama de tarefas, como montar uma arma de fogo ou seguir procedimentos de segurança em seu primeiro dia, tendo um desempenho significativamente melhor e com um número médio de erros.

Os trabalhadores que utilizam a Realidade Assistida do tablet tiveram uma média de um erro, em comparação com oito para os trabalhadores que usam desktops para acessar informações.

Resumindo, o impacto potencial dos computadores vestíveis nas empresas industriais é enorme. As empresas que implementaram soluções vestíveis como parte de um relatório de trabalho conectado incluem:

0 %

Força de trabalho mais produtiva

0 %

Produção de qualidade superior

0 %

Maior utilização

0 %

Maior eficiência

Fonte: Fusing Self-Reported and Sensor Data from MixedReality Training

O QUE PROCURAR EM SUA SOLUÇÃO VESTÍVEL HANDS-FREE


Para desenvolver suas iniciativas de transformação digital e capacitar os funcionários com Realidade Assistida, as indústria devem procurar um dispositivo vestível que inclua:

  • ico 1

    Realidade Assistida especialmente desenvolvida para a indústria

    As soluções de Realidade Assistida típicas não são projetadas para ambientes difíceis em que trabalhadores industriais atuam. Para integrar computadores portáteis com êxito às funções básicas de seus funcionários, procure uma solução que foi projetada desde o início para ser robusta, à prova de poeira e à prova de quedas.

  • ico 2

    Operação de voz sem as mãos

    Este é um requisito crítico para soldadores, técnicos, operadores de instalações e outros que requerem o uso de suas mãos para consertar ou operar equipamentos ou caminhar pelas instalações enquanto consultam informações. A tecnologia que precisa das mãos para uso tira os trabalhadores das máquinas e pode diminuir a consciência situacional, essencial para cumprir as regras de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente (QSSMA).

  • ico 3

    Movimento limitado da cabeça

    As soluções que exigem que os trabalhadores movam a cabeça a mais de 90 graus podem causar dor no pescoço com o uso diário, e alguns trabalhadores mais velhos podem ter dificuldade em mover a cabeça a mais de 45 graus para a esquerda ou direita. Seus funcionários devem ser capazes de visualizar todas as informações em seus dispositivos ininterruptamente, sem mover a cabeça excessivamente.

  • ico 4

    Linha de visão desobstruída

    Certifique-se de que seu dispositivo utilizável não bloqueie o campo de visão dos trabalhadores, o que é fundamental para permitir a consciência situacional e manter o foco na tarefa em questão. O dispositivo não deve obstruir a visão periférica ou fazer com que os trabalhadores se concentrem em um local fixo da tela, o que causa cansaço visual. Algumas soluções imersivas podem contribuir para esses problemas devido ao seu foco de visão fixo, à forma como colocam as informações diretamente no campo de visão e à cor escura do vidro utilizado.

COMO A CONSCIÊNCIA SITUACIONAL AUMENTA A SEGURANÇA

De acordo com a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA), os padrões mais citados incluem falta de proteção contra quedas, problemas de andaimes, acidentes com caminhões industriais motorizados e proteção inadequada da máquina.

Embora existam muitas estratégias para diminuir esses incidentes, as empresas podem não ter considerado o potencial de cada um ser reduzido por meio de maior consciência situacional e visibilidade.

Os trabalhadores de almoxarifado, manufatura e chão de fábrica são frequentemente forçados a trabalhar rapidamente e, quando seu foco é desviado por documentos físicos, smartphones, tablets ou laptops, o potencial para acidentes só aumenta. Permitir uma maior consciência situacional ou compreensão das potenciais ameaças é a solução.

Isso faz com que os trabalhadores:

Pensem criticamente sobre suas tarefas;

Identifiquem potenciais perigos em seus arredores;

Antecipe problemas que podem ocorrer no futuro;

Evitem erros onerosos.

COMO USAR COMPUTADORES VESTÍVEIS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE


Para aproveitar o poder dos computadores vestíveis, realizar a transformação digital e obter resultados rápidos com seu programa de trabalho conectado sem trocar a segurança por produtividade, é importante alguns passos, sendo eles:

  • ico 1

    1. Comece com o treinamento do usuário

    Seus funcionários precisarão de uma certa quantidade de instruções sobre como usar computadores vestíveis, incluindo onde posicioná-los para que não bloqueiem a linha de visão, como garantir que o dispositivo esteja estável na cabeça ou no equipamento de segurança e como tornar a tela acessível por muito tempo. Reserve um tempo para treinar os funcionários sobre o uso do dispositivo antes de implementá-lo. Apenas 15 minutos podem fazer a diferença nos ganhos iniciais de produtividade e no nível de segurança.

  • ico 2

    2. Escolha os aplicativos desenvolvidos para a indústria

    Permita maior produtividade fora da caixa adquirindo aplicativos de fornecedores independentes de software (ISV) aprovados que são otimizados para o seu dispositivo. Os provedores que conseguem fornecer conteúdo otimizado podem ser endossados pelo fabricante da solução e os aplicativos devem ter uma quantidade limitada de informações em cada tela para reduzir a distração digital, ser navegáveis com uso limitado de comandos de voz e fornecer sistemas de suporte para ajudar os funcionários a acessar as informações.

  • ico 3

    3. Visualize dados de IoT

    Muitos trabalhadores, como gerentes de instalações, operadores de refinaria de petróleo ou operadores de equipamentos de alimentos e bebidas, contam com painéis de toque ou interfaces homem-máquina para visualizar dados cruciais em suas máquinas. Essas interfaces, no entanto, geralmente estão localizadas em uma sala de controle, e não ao lado do próprio equipamento. Ao conectar seus computadores vestíveis aos dados de IoT, os trabalhadores podem visualizar as informações necessárias para descobrir problemas, implementar reparos ou fazer ajustes enquanto estão no chão de fábrica, sem ter que caminhar até a sala de controle.

    Por exemplo, a sala de controle de um fabricante de alimentos e bebidas está localizada a 200 metros do equipamento. Ajustes de temperatura, tempo de cozimento, taxa de fluxo e concentração de impurezas devem ser feitos em cada lote para garantir um produto de qualidade. O tempo gasto indo e voltando da sala de controle para confirmar as mudanças que precisam ser feitas poderia ser investido em um número maior de lotes de produtos. Ver essas informações ao vivo em um dispositivo vestível permite que o trabalhador faça ajustes sem ter que se deslocar, economizando potencialmente centenas de milhares de reais anualmente.

  • ico 3

    4. Institua um programa de mentor remoto

    Capacite seus funcionários a resolver problemas rapidamente, facilitando a transferência de conhecimento com um programa de mentor remoto habilitado para vídeo ao vivo.

    Em ação, isso reduz substancialmente o tempo do processo de reparo do equipamento e garante um nível mais alto de produtividade para os trabalhadores e para o equipamento.

    Considere o caso de um fabricante internacional de van, cujo cliente enfrentou um problema de manutenção que fez com que a van ficasse fora de serviço por 21 dias. Usando computadores vestíveis, os técnicos de serviço do fabricante puderam usar vídeo ao vivo para mostrar o problema a um especialista remoto, obter orientação em tempo real e consertar a van em apenas 38 minutos.

  • ico 3

    5. Permita a revisão de documentos com tecnologia hands-free no campo

    A maioria das indústrias possui centenas de desenhos técnicos, manuais e procedimentos operacionais disponíveis. Com os computadores vestíveis, é possível reaproveitar esse conteúdo para uso sem as mãos enquanto os trabalhadores estão no campo. Os comandos de voz permitem que os funcionários visualizem e naveguem por esses materiais sem ter que parar para pesquisar o documento correto ou pausar a visualização das informações durante o trabalho.

    Por exemplo, um fabricante de produtos alimentícios tem mais de 1.200 documentos relacionados ao processo usado para produzir seus itens, incluindo temperatura das máquinas, tempo, configurações de espessura, concentrações de sal e muito mais. Esses documentos são armazenados em um fichário e os funcionários devem deixar seus equipamentos para revisá-los e confirmar que estão usando as configurações corretas. Se, em vez disso, a empresa digitalizasse os documentos e fornecesse acesso por meio de computadores vestíveis enquanto os funcionários faziam os ajustes, eles poderiam economizar uma quantidade significativa de tempo.

  • ico 3

    6. Forneça orientação sobre fluxos de trabalho em andamento

    Os computadores vestíveis podem ser usados para compartilhar instruções, as quais os trabalhadores podem seguir enquanto trabalham. Isso evita que eles percam o fluxo do procedimento e tenham que lembrar onde pararam, o que aumenta o tempo do processo. Na verdade, quando comparados às instruções de trabalho dos modelos de desktop e tablet, os trabalhadores com instruções baseadas em Realidade Assistida para tablet foram até 20 minutos mais rápidos. Visualizar fluxos de trabalho durante a tarefa também aumenta a segurança por meio de uma conclusão mais precisa para algumas atividades, como reparos de equipamentos. Fazer a correção certa, com as peças certas e no momento certo é essencial para garantir que o equipamento não funcione mal e cause impacto na segurança de todos os trabalhadores em uma instalação.

    O uso de computadores vestíveis tem inúmeras aplicações para empresas, inclusive para trabalhadores em depósitos de varejo. Por exemplo, ao visualizar os pedidos de coleta, as quantidades e os locais em computadores vestíveis, a equipe do depósito pode retirar os pedidos com mais rapidez e precisão e reduzir o número de viagens que fazem para encontrar os produtos certos. Isso pode aumentar a velocidade de atendimento do pedido em até 46%.

Treine os funcionários

15 MIN

Reserve um tempo para treinar os funcionários sobre o uso do dispositivo antes de implementá-lo - apenas 15 minutos podem fazer a diferença nos ganhos iniciais de produtividade e no nível de segurança ao usar a solução vestível.

Informações na fonte

100K +

Ver essas informações ao vivo em um dispositivo vestível permite que o trabalhador faça ajustes sem ter que ir até a sala de controle, economizando potencialmente centenas de milhares de reais anualmente.

Aumente a produtividade

46%

A equipe pode processar os pedidos com mais rapidez e precisão e reduzir o número de viagens que fazem para encontrar os produtos certos. Isso pode aumentar a velocidade de atendimento de pedidos em até 46%.

CONECTE SEUS FUNCIONÁRIOS PARA ATINGIR A PRODUTIVIDADE E, AO MESMO TEMPO, ATENDER OU SUPERAR AS METAS DE CONFORMIDADE DE SEGURANÇA


Os computadores vestíveis hands-free habilitados para Realidade Assistida são uma parte vital da transformação digital. Assim como a indústria está evoluindo, o mesmo deve acontecer com a maneira como os trabalhadores veem e acessam as informações, se as organizações desejam cumprir seu mandato de aumentar a produtividade e a segurança. À medida que as empresas abandonam as “velhas formas” de trabalho e se adaptam às novas diretrizes impostas pela pandemia da COVID-19, os computadores vestíveis apresentam uma oportunidade de ter um impacto imediato na força de trabalho daqueles que os implementam.

NO BRASIL, É A MGITECH QUE LEVA AS SOLUÇÕES VESTÍVEIS DE REALIDADE ASSISTIDA REALWEAR PARA AS EMPRESAS

No intuito de melhorar os processos de entrega de soluções vestíveis de forma rápida e eficiente às indústrias brasileiras, a RealWear, líder na produção de soluções vestíveis, optou por mudar a estratégia de distribuição de seus parceiros da América Latina, oficializando a MGITECH como única distribuidora dessas tecnologias no país.

A parceria entre as duas companhias já acontecia há alguns anos e, em 2019, a exclusividade foi firmada. A grande vantagem para os clientes é poder contar com uma empresa de atuação nacional, que irá contribuir para aumentar a eficiência em financiamento e logística, e melhorar o tempo de resposta às informações e solicitações de cotação.

Atualmente, o catálogo de produtos da MGITECH conta com o modelo Navigator ™ 500 solução de Realidade Assistida de Força Industrial, além dos wearables HMT-1 projetados para uso robusto e o HMT-1Z1 certificados para ambientes potencialmente explosivos.

Todos esses equipamentos possuem câmera integrada, compatibilidade com EPIs, conexão wi-fi e tecnologias hands free, permitindo que os profissionais trabalhem com suas mãos livres, proporcionando a aceleração da produtividade e ampliando o ROI nas indústrias brasileiras.

Conheça mais sobre essa parceria e os produtos da RealWear entrando em contato com um especialista.

Nota

Este conteúdo foi originalmente criado pela RealWear, traduzido e adaptado a partir do material original vinculado pela companhia. Para ver a versão em inglês, clique aqui.