Ao longo da história da humanidade, a chegada de novas dificuldades e demandas sempre representou um impulso para o crescimento, com a pesquisa de novas soluções fundamentais para o desenvolvimento e em muitos casos, até mesmo a sobrevivência.
Na primeira revolução industrial já iniciava as grandes transformações no sistema produtivo. Com o surgimento e aplicação das máquinas, a fabricação em massa tornou-se possível, permitindo atender demandas cada vez maiores.
Atualmente, os desafios se renovam com a constante necessidade de ampliação da produtividade, o uso racional dos recursos naturais e o objetivo que pode ser expresso em “fazer mais com menos”.
Além disso, as dificuldades impostas pela pandemia e as novas regras de distanciamento social causaram impactos intensos ao setor industrial, demandando a aplicação de novas tecnologias e soluções capazes de se manterem ativas mesmo com os efeitos da Covid-19. Inclusive, as Indústrias 4.0 mostraram-se mais preparadas durante a crise, obtendo melhores resultados.
Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendada ao Instituto FSB Pesquisa em dezembro de 2020, 54% das indústrias que adotaram de uma a três tecnologias digitais na produção chegaram a registrar um lucro igual ou maior que no período pré-pandemia, 7% a mais que a indústria analógica.
Nesse contexto, tecnologias como IoT, AI, Big Data, Machine Learning, Cloud Computing, entre outras, têm grande potencial para oferecer os mais variados benefícios aos segmentos industriais, incluindo Utilities, Manufatura, Bens de Consumo e Agronegócio. Mas também é importante ressaltar a necessidade de unir o mundo físico ao digital através da combinação de gadgets avançados, como smart glasses, tablets, smartphones, coletores de dados, terminais, entre outros. Tudo isso permite acessar e coletar informações em todo o processo de produção de forma simples, rápida, mais automatizada e com alta disponibilidade.
Contudo, seguimos agora em direção à Indústria 5.0, que tem como objetivo aumentar ainda mais a produção da indústria e a eficiência através da total integração e colaboração entre os seres humanos e os sistemas inteligentes. E, assim como na Indústria 4.0, as empresas que se prepararem para essa nova transformação, estarão à frente do mercado.
As empresas públicas ou privadas responsáveis pela produção, transporte e distribuição de utilities como água, energia e gás vem se preocupando cada vez mais com a distribuição eficiente e a integração de suas equipes de modo a garantir agilidade no atendimento além do fornecimento sem falhas para a população.
Os sensores de IoT que permitem criar redes de distribuição inteligentes, as tecnologias de automatização para o atendimento remoto e monitoramento em tempo real e os sistemas de inteligência artificial para identificação de manutenções preditivas, são algumas das soluções disponíveis para o setor.
Já quando falamos em equipamentos, smartphones, tablets, coletores de dados e impressoras são essenciais para trazer maior produtividade, maior controle operacional e mais qualidade na distribuição de produtos para o público final, além de mais eficiência para as equipes em campo.
Segundo dados da KPMG, os desdobramentos da pandemia afetaram fortemente a manufatura, impulsionando a digitalização dos negócios. A pesquisa, que se refere ao ano de 2020, destacou que 48% dos CEOs afirmaram que a inovação digital foi acelerada em meses.
Um dos recursos aplicados no setor é a utilização de Robótica Avançada, com os sistemas de conexão máquina-máquina que permitem a coleta de informações fundamentais para a manutenção dos equipamentos e até mesmo o gerenciamento de cadeias de suprimentos e logística em tempo real com a conexão em rede.
Já, no trabalho de campo, por exemplo, a utilização de equipamentos robustos, como smartphones e tablets, permitem a comunicação e o compartilhamento online de informações entre os membros da equipe na cadeia produtiva, mesmo em ambientes intensos, como na linha de produção.
Em levantamento realizado pela SAP sobre as tendências para a indústria de bens e consumo no Brasil em 2021, foi apontado que o uso de tecnologias disruptivas podem ajudar na transformação do setor e as mudanças podem ser estimuladas pelo comportamento do consumidor, que está cada vez mais ligado digitalmente com as marcas.
Um exemplo é a aplicação de recursos tecnológicos específicos que possibilitam a integração online dos equipamentos e o acompanhamento de todo o processo de fabricação, garantindo a qualidade em todas as etapas da cadeia produtiva.
Para tal, além das tecnologias da Indústria 4.0, como IoT, Realidade Aumentada, Big Data, entre outras, o uso de gadgets, como smartphones, smart glasses e coletores de dados entram como fortes aliados.
Depois de alcançar crescimento recorde no ano de 2020, de acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro teve alta de 5,35% no primeiro trimestre de 2021.
Sendo este um dos setores que mais crescem no país, a tecnologia tem papel fundamental quando se refere ao aumento de produtividade. Ao adotar a digitalização, se obtém, por exemplo, maior controle na gestão de todas as etapas, como na preparação do solo, plantio e colheita, possibilitando, até mesmo, métodos produtivos mais sustentáveis com menor impacto ao meio ambiente.
Para acompanhar essas transformações, é fundamental o investimento em ferramentas de apoio avançadas para alcançar os melhores resultados, incluindo equipamentos e acessórios de última geração, como smartphones e tablets robustos, além de smart glasses.
Smart Glasses ou Headsets, como são conhecidos, são equipamentos que representam hoje um importante papel na indústria, trazendo recursos de interatividade que geram benefícios inéditos e impensáveis até pouco tempo atrás. Suporte remoto, Assistência virtual e Coleta e Processamento de Dados são algumas das modalidades possíveis com este gadget, colaborando significativamente para o aumento da produtividade e maior eficiência nas operações de campo. Na MGITECH, você encontra opções da marca RealWear, sendo hardwares robustos apoiados por um ecossistema de software desenvolvido especificamente para oferecer um fluxo de trabalho digital mais moderno, ágil e seguro.
Os smartphones robustos tornaram-se peças indispensáveis nos chãos de fábricas, tanto para acessar plataformas de controle e gestão, como para facilitar a comunicação das equipes, resultando em ganho de produtividade e consequentemente redução de custos para a empresa. No entanto, é primordial que os aparelhos apresentem um alto grau de robustez para a utilização em campo, como o Samsung Galaxy XCover Pro, resistente à água e poeira e adequado para diferentes tipos de ambientes; e o SMART- EX02 da marca Ecom, certificado para uso em áreas classificadas Class I / Div I e adequado para ambientes com riscos de explosões. Ambos estão disponíveis na MGITECH.
Assim como os smartphones, os tablets oferecem mais flexibilidade aos profissionais e eficiência nas tomadas de decisões. Dessa forma, para atender às demandas operacionais de todos os membros das equipes de trabalho, tanto em escritórios, quanto em condições adversas e hostis de calor, poeira ou água, como nas operações em campo, a MGITECH disponibiliza tablets robustos de marcas como Samsung, Honeywell, ECOM, e GETAC, que operam nas condições mais extremas com a mesma performance em todos os ambientes.
As soluções da MGITECH apoiam as empresas a integrarem processos para a construção de uma estrutura conectada. Onde tecnologia e pessoas atuam em plena harmonia.
Desenvolvemos novos modelos de serviços de valor agregado, no qual entregamos resultados positivos de desempenho das equipes dos nossos clientes, e que contribuem para que nossas soluções sejam completas, diferenciadas e exclusivas.
O serviço de customização inicial consiste em entregar o equipamento com todas as configurações iniciais, desde set-up até instalação de aplicativos de acordo com as demandas e necessidades da empresa.
Nossos Service Packs estão disponíveis para contratos de 12, 24 ou 36 meses. Dessa forma, você garante total aproveitamento do seu parque tecnológico, com mínimas interrupções e maximização dos seus recursos.
Através do MDM, sua empresa contará com diversas possibilidades, como monitoramento dos equipamentos em campo, instalação de aplicativos a distância, configurações de políticas e perfis de restrição, trazendo segurança e governança para os usuários e sua empresa.
Oferecemos serviços por meio de chips de dados de diversos planos e operadoras, que trafegam em uma APN privada, que por se tratar de uma rede apartada de uma rede convencional da operadora, além de nos possibilitar uma melhor qualidade da rede, nos permite o controle total do uso de dados.
Oferecemos todo suporte necessário para sua equipe em campo, com um serviço de atendimento remoto de 1º nível, no qual você obtém informações, suporte técnico para aplicativos, equipamentos e comunicação de dados, e esclarecimentos de dúvidas e ocorrências em tempo real, garantido por nossos especialistas no assunto.
Rastreie e gerencie todo o ciclo de vida do parque tecnológico da sua empresa, mantendo de forma estruturada e atualizada o acesso a todas as informações relevantes sobre o produto, incluindo programações de manutenção e substituições, e sobre quem cada aparelho ou equipamento está associado.
Proteção especializada em equipamentos móveis com opção de reposição e disponibilidade total em campo com SLA's de atendimento diferenciados e com opções de contrato de 12, 24 ou 36 meses.
A Plataforma possui como propósito gerar insights para a gestão operacional dos times em campo, consolidando dados de negócio, gestão dos devices (dispositivos), chamados e contratos em um único local, simplificando assim as atividades diárias.
Com atuação a nível Brasil e unidades em Mogi das Cruzes e em São Paulo, disponibilizamos atendimento eficiente e autorizado para equipamentos Apple.
Produtividade ao alcance do seu negócio.Com o Mototalk, da Motorola, você une comunicação eficiente e segura a uma gestão de time altamente eficaz. Tudo isso em uma única plataforma.
Brasil – Mogi das Cruzes
Av. João XXIII, 300
1º e 2º andar
Bairro Socorro - SP
CEP: 08780-830
Estados Unidos - Miami
100 Almeria Avenue
Suite 200 - Coral Gables
FL - 33134
Telefone:
+55 11 4746-7700