Quais as funcionalidades de um totem de autoatendimento?
Existem muitas funcionalidades, incluindo consulta de preços, check-ins e registros, venda de ingressos e tíquetes, localização de produtos e áreas, pagamentos em geral, reconhecimento facial entre outras. É importante estudar quais as necessidades seu negócio tem para poder escolher o totem certo para ele.
Quais os recursos necessários para utilização? Ex.: consulta a banco de dados, enviar formulários, imprimir comprovantes, etc.
Dependendo da função, os recursos instalados podem mudar radicalmente. Vale citar leitores ópticos e magnéticos, leitores de cartão para pagamento, telas touch, pontos de acesso físico e sem fio a redes, programas de vendas e processamento de pagamento, entre muitos outros. Isso sem contar os recursos de infraestrutura para sua utilização, como servidores, internet, redes, bancos de dados, ponto de energia, etc.
Quais periféricos necessários para o funcionamento do totem? Ex.: impressora, leitor de código de barras, câmera, etc.
Novamente, depende muito do perfil de uso imaginado para o equipamento. Funções especializadas como recepção requerem câmera e software de leitura e identificação facial, funções de pagamento, leitores de cartão, e assim por diante. Frequentemente são usados leitores de QR code e código de barras, assim como impressoras térmicas para liberação de comprovantes, mas, novamente, é crucial estudar as necessidades do negócio de antemão para saber exatamente quais periféricos são importantes.
Quais sistemas/aplicativos precisarei integrar a este totem? Ex: ERP, pagamentos, emissão de notas fiscais, impressora, leitor de código de barras e reconhecimento facial etc.
Os programas que ele deve rodar podem incluir processamento de pagamentos, impressão, leitura ótica, entre muitos outros, dependendo do objetivo do uso. Contudo, na grande maioria dos casos, eles precisarão ser integrados a redes e a servidores, onde são armazenados os dados de venda, estoque, dados de clientes, entre outros. Outro ponto importante é que os terminais devem contar com sistemas de cibersegurança para evitar que sejam explorados para acesso ilegal às redes do estabelecimento.
Como ajustar o acesso à internet por meio do totem?
O totem conta, na grande maioria dos casos, com algum tipo de sistema computacional, incluindo OS e pontos de acesso físico e wireless; assim, estas máquinas podem ser incluídas na rede da mesma forma que computadores convencionais. Equipamentos mais simples podem ser configurados junto à rede por meio de outros computadores.
Qual sistema operacional do totem? Como funciona o recurso de modo quiosque?
Como um computador, ele pode rodar sistemas como Windows ou alguma versão de Linux. Em casos em que este equipamento é baseado em tablets, ele pode rodar Android ou iOS. Quanto ao recurso de modo quiosque, é um recurso que faz com que uma máquina opere rodando apenas as aplicações previamente configuradas, o que reduz a carga sobre o processador e as chances da máquina ser usada de forma indevida, já que ela passa a rodar apenas as aplicações permitidas – no caso, aquelas que correspondem à função do totem junto ao público.
Como é realizado o suporte e a manutenção do equipamento?
Como qualquer dispositivo, sua equipe deve zelar por sua conservação, fazendo as atualizações necessárias e mantendo os suprimentos em dia; como são máquinas voltadas para uso profissional, não havendo mau uso, elas não devem gerar grandes custos de manutenção. Nos casos em que isso for realmente necessário, o fornecedor oferece especialistas para avaliar o equipamento e fazer os reparos necessários, tanto reativos quanto preventivos, para que sua operação não sofra interrupções.
Qual tamanho ideal da tela? O touch screen deve ser capacitivo?
As telas mudam muito de tamanho de acordo com a necessidade de cada empresa, mas a qualidade de imagem, consumo de energia e resistência tendem só a melhorar com o tempo. A maioria dos totens de alto nível atualmente usam touch capacitivo, embora ainda haja alguns modelos resistivos no mercado.
Devo contar com uma câmera de boa qualidade para usar tecnologia para reconhecimento facial? Ela é embarcada ou devo comprar separadamente? E o software?
Sim, você precisa de uma câmera com boa definição para que possa utilizar este tipo de tecnologia. Em muitos casos as aplicações que realizam este tipo de função devem ser adquiridas separadamente e não fazem parte do conjunto do totem, devendo, inclusive, ter contrato de manutenção separado junto ao fornecedor da aplicação. No entanto, há modelos que já possuem câmera integrada, como o K2 Mini da Sunmi.
Qual tipo de conexão devo escolher?
Isso depende enormemente das necessidades de sua empresa, das condições e local de uso, entre outras coisas. Por isso, reforçamos: avalie com muito cuidado qual o perfil de uso esperado para estes equipamentos, de modo que você possa analisar se a melhor conexão será com cabo, com wi-fi, 4G ou mais de uma, como forma de redundância para evitar perdas de sinal e interrupções.